quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Juntos contra o 'distritão': partidos da base e da oposição

Partidos da base e da oposição se uniram, nesta quarta-feira (9), contra o distritão para a eleição de deputados federais, estaduais e vereadores. PHS, PRB, PR, PT, Psol e PCdoB lançaram uma "frente ampla" contra a aprovação do modelo no âmbito da reforma política que é discutida por uma comissão especial da Câmara dos Deputados.

"Apenas quatro países no mundo adotam esse modelo. O mais famoso deles é a Jordânia. Não queremos trazer esse modelo para o Brasil", disse o deputado Marcelo Aro (PHS-MG). "O Japão adotou esse modelo e voltou atrás porque foi o tempo de maior corrupção no país", disse.

PHS, PRB e PR indicaram representantes para se manifestarem pelo partido. O grupo criticou os comentários de que há "um consenso" sobre o modelo.

PRB e PR se beneficiaram das regras do atual sistema, a lista proporcional aberta, com a eleição de "puxadores de votos" como Celso Russomanno (PRB-SP) e Tiririca (PR-SP), que, com mais de um milhão de votos cada, ajudaram a eleger uma bancada maior na Câmara dos Deputados. O PRB teve deputados eleitos até com 22 mil votos.