sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Lula não tem qualquer chance. Todos recursos de condenados no TRF-4 foram negados

As chances do ex-presidente Lula arrastar o processo que será julgado no dia 24 de janeiro pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) são praticamente nulas, avaliam juristas. Como se trata do julgamento mais importante de toda a Lava Jato, os desembargadores devem votar com extrema observância no caso que tem como réu o homem apontado como o chefe da organização criminosa que vitimou a Petrobras durante quase uma década e meia. 

Lula é alvo de nove processos na Justiça e os responsáveis por seu primeiro julgamento na Segunda Instância não ousariam divergir uns dos outros logo no primeiro caso. Ainda mais tendo em vista que o julgamento ocorrerá em ano eleitoral e que o criminoso condenado atua explorando brechas jurídicas para judicializar sua candidatura à Presidência da República. 

A expectativa é a de que os julgadores de Lula votem em consenso, o que inibiria a possibilidade da defesa do petista prolongar o processo por meio de recursos como embargos infringentes, quando há discordância entre os membros do colegiado sobre a condenação e a definição da pena. 

De todo modo, o retrospecto da Corte também não é nada animador com relação ao histórico de recursos de condenados na Lava Jato. 

Até o momento, praticamente todos os oito embargos infringentes em ações da Lava Jato julgados no TRF-4 foram negados e a decisão desfavorável ao réu, mantida.

Com informações de Imprensa Viva