quinta-feira, 29 de março de 2018

Ministro do STF que negou habeas corpus de Lula diz sofrer ameaças e aciona a PF


O ministro Edson Fachin, relator dos processos da operação Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou em entrevista que ele e seus familiares vem sofrendo ameaças. Fachin substituiu o ministro Teori Zavascki, morto em janeiro de 2017 em 'acidente' aéreo em Parati, no Rio de Janeiro.

O ministro fez o relato durante uma  Em entrevista ao programa de Roberto D´Ávila na Globonews, e informou que já  pediu providências à ministra Cármen Lúcia, presidente do STF, e à Polícia Federal. Fachin negou um pedido de habeas corpus do ex-presidente Lula e tem manifestado que vai votar contra novamente em 4 de abril, quando o STF vai julgar o mérito do habeas corpus no qual Lula pede para não ser preso.

— Uma das preocupações que tenho não é só com julgamento, mas também com a segurança de membros da minha família —disse o ministro. — Tenho tratado desse tema e de ameaças que têm sido dirigidas a membros da minha família”.

O ministro disse ainda ter solicitado “algumas providências” à presidente do STF e à PF “por intermédio da delegada que trabalha aqui no tribunal”.

— Nem todos os instrumentos foram agilizados, mas eu efetivamente ando preocupado com isso, e esperando que não troquemos fechadura de uma porta já arrombada também nesse tema — disse.

O ministro deixou claro que há uma preocupação real contra ameaças recebidas por seus familiares:

— De fato essas circunstâncias não são singelas, mas em relação a mim, que aqui estou por ter respondido afirmativamente a esse chamamento que a vida me fez, e sou grato à vida por isso. Fico preocupado sim com aqueles que, membros da minha família, não fizeram essa opção e poderão eventualmente sofrer algum tipo de consequência. Mas espero que nada disso se passe.

A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, confirmou Cármen Lúcia que autorizou o aumento do número de agentes na escolta permanente de Fachin, bem como o uso da segurança do ministro no acompanhamento dos seus familiares.