segunda-feira, 2 de abril de 2018

Cármen Lúcia sinaliza que STF vai livrar Lula da prisão. Temendo tranco das Forças Armadas, presidente da Corte faz pronunciamento


Diante do clima de insatisfação da sociedade com a possibilidade de um golpe para livrar o ex-presidente Lula da prisão, a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, gravou um pronunciamento insinuando que a Corte poderá livrar o condenado da cadeia.


Segundo a assessoria do STF, o pronunciamento será exibido na TV Justiça. Em sua fala, a presidente da Corte fala em Democracia e diz que "Problemas resolvem-se com racionalidade, competência, equilíbrio e respeito aos direitos", numa clara antecipação ao caos que irá se instalar no país, caso a maioria dos ministros do Supremo concedam a Lula um vale impunidade definitivo e abram o precedente para que milhares de criminosos pleiteiem os mesmos privilégios que a Corte eventualmente conceder ao petista no julgamento de seu habeas corpus preventivo no dia 04 deste mês.


Em caso de convulsão social, as Forças Armadas serão convocadas para conter manifestações violentas, mas ninguém garante de que lado os generais permanecerão diante de um golpe tão acintoso contra os interesses da sociedade. 

Segundo o G1, a presidente do  STF  gravou o pronunciamento nesta segunda-feira (2) no qual defende o “fortalecimento da democracia”, afirma que “há que se respeitar opiniões diferentes” e pede "serenidade" para que diferenças ideológicas não resultem em "desordem social".



Cármen Lúcia sugere os mesmos argumentos dos defensores da impunidade de Lula e cita a Constituição, no que seria uma referência ao artigo sobre a presunção de inocência, um anacronismo que estabelece o estado de inocência como regra em relação ao acusado da prática de infração penal: "Problemas resolvem-se garantindo-se a observância da Constituição, papel fundamental e conferido ao Poder Judiciário, que o vem cumprindo com rigor".


O texto do discurso de Cármen Lúcia sugere claramente que a maioria do STF vai mesmo livrar Lula da prisão, após o petista ter sido condenado em dupla jurisdição pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. 

Leia a íntegra do pronunciamento da presidente do STF clicando AQUI.


Com informações do site Imprensa Viva.