terça-feira, 10 de abril de 2018

Oportunistas e ingratos não escolhem alvos

Há duas categorias de ser humano que desprezo e às quais não rendo qualquer deferência: os INGRATOS; e os OPORTUNISTAS. Podendo uma pessoa ocupar as duas categorias ao mesmo tempo.
Para ficar apenas em alguns exemplos didáticos, desde ontem acompanho nas redes sociais um volume expressivo de jornalistas e artistas que fizeram carreira (talvez "lato sensu") na GloboNews e na Rede Globo, atacando ferozmente tais canais, as Organizações Globo e a imprensa em geral.
Cospem no prato e na comida que, durante muito tempo, os alimentou.
Não acho que as pessoas sejam obrigadas a só falar bem dos seus ex-patrões. Ao contrário, nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil em seu Art. 5°, inciso IV, "É LIVRE A MANIFESTAÇÃO DE PENSAMENTO, sendo vedado o anonimato".
No entanto, considero INGRATIDÃO e OPORTUNISMO aquele que faz uso de uma empresa para crescer profissionalmente e depois sai por aí destilando veneno contra aqueles que USOU como escada ou trampolim.
É, para dizer o mínimo, desonestidade intelectual.
Pior: se uma pessoa é capaz de fazer tal barbaridade contra quem o empregou, ensinou, alimentou e deu visibilidade, imagine o que essa pessoa é capaz de fazer com você.
Lembre-se: OPORTUNISTAS e INGRATOS não escolhem alvos. Raciocinam através da envergadura de seus egos. Atiram pela mira de seus umbigos.
Hoje atacam a Globo. Amanhã podem atacar você. Não espere LEALDADE de quem não sabe o que significa DIGNIDADE.

texto por Helder Caldeira, Escritor, Colunista Político, Palestrante e Conferencista