quinta-feira, 13 de abril de 2017

Jaques Wagner mandou entregar dinheiro de propina na casa da mãe

O ex-diretor do "departamento de propina" da Odebrecht, Hilberto Mascarenhas, afirmou aos procuradores da Lava Jato que operacionalizou a entrega de R$ 500 mil na casa da mãe do então governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), ex-ministro da Casa Civil na gestão Dilma. 

Segundo Hilberto, o "setor de propinas" determinou um pagamento de R$ 1 milhão para Wagner, mas não existia doleiro em Salvador que pudesse operacionalizar a entrega. “Esse valor não era possível ser pago em Salvador porque não existia quem tivesse essa moeda disponível nesse nível. Os doleiros de Salvador não têm volumes que atinjam isso. Então eu propus ao pedinte, na época o Benedicto Junior [diretor da construtora], que pagasse em São Paulo ou no Rio. E foi pago 50% no Rio de Janeiro, se não me engano na casa da mãe do governador na época, foi pago R$ 500 mil lá”, contou Hilberto.

Wagner, apesar de ter feito carreira política na Bahia, é carioca. A segunda entrega, de acordo com Hilberto, Wagner pediu que fosse feita em Salvador porque houve algum problema ou descontentamento com a entrega na casa da mãe. Nesse caso, segundo Hilberto, foi acertada a entrega com um preposto de Wagner chamado Carlos Daltro. Questionado sobre a razão do pagamento, Hilberto diz: “Com certeza, algum pedido que tinha sido atendido pelo governador de alguma coisa na Bahia”. Sobre o pedido específico desse caso, o delator responde: "Não sei. Como eu nunca sabia. Meu papel era pagar. Eu nunca me envolvi com negociações de valores”.