segunda-feira, 15 de maio de 2017

O PÓS-JORNALISMO

Guido Mantega quebrou o Brasil e arrecadou propina para Lula e Dilma Rousseff.
Ele ainda pode contar, porém, com espaço na Folha de S. Paulo.
Nesta segunda-feira, entrevistado por Monica Bergamo, ele acusou a Lava Jato de extorquir confissões dos delatores e usou o câncer de sua mulher para se vitimizar.
Leia um trecho:
Marcelo Odebrecht diz que, na negociação do Refis, em 2009, o senhor entregou "um papelzinho" com pedido de R$ 50 milhões.
Isso não ocorreu. É mentira do Marcelo. Ele é um ficcionista. Ele criou uma história. E ela é totalmente inverossímil, pelo que já te mostrei.
Mas por que ele, que se mentir perde os benefícios de uma delação premiada, inventaria isso contra o senhor?
Porque, para você conseguir uma delação, tem que entregar pessoas do alto escalão do governo. Um ou dois presidentes e um ou dois ministros. De certa forma é uma exigência. E aí fala do ministro sem provas. Porque não faz sentido essa questão do Refis.
Mônica Moura, mulher e sócia de João Santana, diz que também tratava com o senhor sobre pagamentos para a campanha eleitoral.
Eu dialogava com a Mônica e com o João Santana. Eles eram marqueteiros das campanhas do PT desde 2006, e eu era ministro da Fazenda desde 2006. Algumas vezes a Mônica me abordou. Ela se queixava: "Tá faltando dinheiro". Eu respondia: "Fala com o tesoureiro do partido. Eu sou o ministro da Fazenda, eu cuido da economia do país e não dessa questão".
A razão dela é a mesma, a meu ver, do Marcelo. Ou seja, para fazer uma delação ela precisava entregar alguém de importância.