terça-feira, 6 de março de 2018

Sem Lula, Bolsonaro lidera intenções de voto

O deputado Jair Bolsonaro, presidenciável pelo PSL, lidera todos os cenários analisados pela pesquisa CNT/MDA para a eleição de 2018, tanto no primeiro quanto no segundo turno, em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não aparece como alternativa para voto do eleitor. Quando o petista é colocado como alternativa, Lula aparece em primeiro lugar em todos os cenários.

Na pesquisa espontânea para primeiro turno, Lula aparece à frente com 18,6% das intenções de voto, ligeiramente abaixo dos 20,2% apurados na pesquisa de setembro. No mesmo cenário, o deputado federal Jair Bolsonaro (hoje no PSC-RJ) vem em segundo, com 12,3% (ante 10,9% no levantamento anterior).

Em terceiro lugar na pesquisa anterior, o prefeito de São Paulo, João Doria, que é pré-candidato do PSDB ao governo de São Paulo, não aparece no levantamento atual para presidente.

Quem assumiu o terceiro lugar na pesquisa deste mês foi Ciro Gomes (PDT), com 1,7% das intenções de voto, seguido pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), com 1,4%, e Álvaro Dias (Podemos) e Marina Silva (Rede), ambos com 1,2% dos votos.

O atual presidente Michel Temer (PMDB) ficou em sétimo com 0,4% das intenções de voto, mesmo desempenho do levantamento anterior.

Pesquisa estimulada

No cenário estimulado, o desempenho de Lula é melhor. Ele tem 33,4% das intenções de voto. Nesse cenário, seguem Bolsonaro (16,8%), Marina Silva (7,8%), Geraldo Alckmin (6,4%), Ciro Gomes (4,3%), Álvaro Dias (3,3%), Fernando Collor (1,2%), Michel Temer (0,9%), Manuela D'Ávila (0,7%) e Rodrigo Maia (0,6%).

Nos demais cenários estimulados, em que Lula não aparece como alternativa, Bolsonaro lidera todos os cenários, com entre 20% e 21%, seguido de Marina, que conta com entre 12,8% e 13,9%. Nos levantamentos em que aparece, quando Lula não é colocado como candidato, Alckmin aparece na terceira colocação.

O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, eventual plano B do PT caso Lula não possa ser candidato, conta com um apoio entre 2% e 3% do eleitorado, aparecendo na quinta ou na sexta colocação nos cenários em que foi colocado como alternativa.

Segundo turno 

Em todos os cenários em que aparece como alternativa no segundo turno, Lula lidera. Se o seu adversário for Alckmin, Lula aparece com 44,5% das intenções de voto, contra 22,5% do tucano. Se a disputa fosse com Marina, o petista teria 43,8%, ante 20,3% das intenções de votos da presidenciável da Rede.

Bolsonaro continuaria sendo o adversário com o melhor desempenho contra Lula. O deputado do Rio de Janeiro aparece com 25,8% enquanto Lula teria 44,1%.

Bolsonaro, por sua vez, lidera em todos os cenários de segundo turno quando Lula não aparece como possível candidato.

Contratado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), o instituto MDA ouviu 2.002 pessoas em 137 municípios entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais.