segunda-feira, 11 de setembro de 2017

MPF DENUNCIA LULA POR CORRUPÇÃO PASSIVA NA OPERAÇÃO ZELOTES

MPF denuncia Lula da Silva e Gilberto Carvalho por corrupção passiva na Operação Zelotes.  Ex-presidente é acusado editar medida provisória para favorecer empresas do setor automotivo em troca de propina.
O Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF-DF) apresentou denúncia por corrupção passiva contra o ex-presidente da República, Lula da Silva.

A denúncia, oferecida dentro da Operação Zelotes, afirma que Lula da Silva editou uma medida provisória para favorecer empresas do setor automotivo em troca de recebimento de propina. Também foi denunciado por corrupção passiva o então chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho.

Segundo os investigadores, as empresas beneficiadas pagaram a propina a intermediários, que ficaram encarregados de repassar o dinheiro para os agentes políticos.

Ainda de acordo com o MPF, os participantes do esquema prometeram R$ 6 milhões para Lula da Silva e Gilberto Carvalho. O dinheiro, segundo as investigações, era para custear campanhas eleitorais do PT.

"Diante de tal promessa, os agentes públicos, infringindo dever funcional, favoreceram às montadoras de veículo MMC e Caoa ao editarem, em celeridade e procedimento atípicos, a Medida Provisória n° 471, em 23/11/2009, exatamente nos termos encomendados", diz um trecho da denúncia.

Além de Lula e Carvalho, também foram denunciados:

José Ricardo da Silva (ex-conselheiro do Conselho Administrativo da Receita Federal) - corrupção ativa
Alexandre Paes dos Santos (lobista) – corrupção ativa
Paulo Arantes Ferraz (empresário) – corrupção ativa
Mauro Marcondes Machado (empresário) - corrupção ativa
Carlos Alberto de Oliveira Andrade (empresário) – corrupção ativa