sábado, 1 de setembro de 2018

Nome de Lula não será mais incluído em pesquisas eleitorais


A partir deste 1.º de setembro, o nome do ex-presidente Lula não deverá mais figurar em nenhuma pesquisa eleitoral. Lula também não poderá aparecer como candidato em qualquer material de campanha eleitoral ou ser declarado candidato à Presidência pelo PT na propaganda eleitoral no rádio, TV ou em impressos.


O petista teve o registro de sua candidatura  à Presidência da República negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) num julgamento que terminou nas primeiras horas da madrugada deste sábado Por 6 a 1, os ministros do Colegiado decidiram que Lula é inelegível, com base na Lei da Ficha Limpa. Sem o registro de sua candidatura, ou mesmo a possibilidade de obtê-lo judicialmente, Lula, além de ficar fora da disputa e da campanha, também fica de fora das próximas pesquisas de intenção de voto.



A decisão do plenário do TSE é a palavra final sobre a candidatura e passou a valer imediatamente, mesmo que a defesa de Lula recorra ao próprio tribunal e depois ao Supremo Tribunal Federal (STF).



Os ministros deram um prazo de dez dias para o PT substituir o candidato a presidente pelo partido. O posto deve ser ocupado pelo ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. A vice deve ser a deputada Manuela D’Ávila (PCdoB). Deste modo, a nova chapa do PT é a que deve aparecer a partir de agora no horário eleitoral no rádio e na TV, e Haddad, o nome a ser consultado no lugar de Lula nas próximas pesquisas eleitorais.