Uma das evidências de que o Estado do Rio de Janeiro está nas mãos de bandidos
desde os anos 70 está no fato da cidade ser um dos únicos lugares do mundo que tem
os ônibus como principal meio transporte coletivo. Nas principais capitais do mundo,
o ônibus é usado como coadjuvante de sistemas de transporte de massa, como os
metrôs e trens.
A explicação para a falta de investimentos em transporte de massa adequado,
sobretudo em regiões como a Baixada Fluminense, é a relação de praticamente todos
os governadores do Estado com a família do empresário Jacob Barata, que vem
dominando o transporte de massa no Rio de Janeiro desde os anos 70. O único exgovernador
do Estado que tentou fazer alguma coisa para combater o cartel da família
Barata foi Leonel Brizola, que chegou a encampar 16 empresas e desapropriar 1.817
ônibus para tentar oferecer uma tarifa mais justa e um serviço de melhor qualidade
para a população. Mas em 1985, tudo voltou a ser como antes, com a eleição de Moreira Franco.
Desde então, os governadores vem comendo nas mãos da família Barata e de seus
aliados que controlam o transporte coletivo no estado. Dezenas de projetos de
ampliação do metrô, de superfície ou não, foram arquivados por pressão da máfia do
transporte no estado. Apenas iniciativas tímidas e incapazes de minimizar o
sofrimento da população com o transporte público prosperaram. Recentemente, os
políticos criaram uma solução alternativa para atender novamente aos interesses da
máfia do transporte público no estado. O BRT, Bus Rapid Transit and System é
constituído de quatro corredores com BRTs de duas composições. O desafio da
implantação da rede foi bem maior que a implantação de trens de superfície mais
modernos, pois há estrutura viária para tal. O BRT dependeu de altos investimentos
em corredores encravados no meio de vias expressas. Dinheiro do contribuinte que
serviu para matar regiões comerciais inteiras apenas para atender os interesses da
máfia do transporte do Rio.
O Grupo Guanabara, fundado em 1968 pelo empresário e banqueiro, Jacob Barata,
controla a maior parte das linhas de ônibus no Rio há quase 50 anos. Juntas, suas as
empresas transportam mais de um milhão de passageiros, em uma frota de cerca de
6.000 ônibus. lém do controle do Grupo Guanabara, Jacob Barata Filho é um dos
sócios da M2M Solution --empresa escolhida pelos consórcios de ônibus que atuam no
Rio para fornecer equipamentos e realizar o monitoramento das frotas que circulam
na cidade. A fiscalização e o planejamento são feitos com auxílio da prefeitura sem
ônus para o governo municipal e é considerado um dos exemplos do emaranhado de
negócios que faz parte da chamada "caixa-preta dos transportes" no Rio. A M2M ainda
está presente na gestão da frota dos ônibus articulados do BRT.
Esta semana, começou a circular a informação de que Jacob Barata Filho deu início a
negociação de sua delação premiada com o MPF. Além do envolvimento de políticos,
os procuradores estão interessados nas relações da família com ministros do STF e
juízes de tribunais regionais. É pouco provável que o empresário vá revelar todos os
podres da família. Caberá aos procuradores negociarem ao menos os crimes que ainda
não prescreveram. Afina, são 50 anos comandando uma verdadeira organização
criminosa que tem como maior vítima a população do estado do Rio de Janeiro.
Veja como é o transporte coletivo em algumas cidades do mundo:
1- Tóquio, Japão
O sistema de metrô da cidade é utilizado, em média, por oito milhões de passageiros por dia. Além de contar com 195,1 quilômetros de trilhos, o metrô é extremamente
limpo, possui assentos aquecidos e informações, em japonês e inglês, que informam o
trajeto e quando você já pode esperar a sua parada.
Lógico que nem tudo é perfeito, no horário de rush, os funcionários do metrô enchem
os vagões além da capacidade máxima para dar conta da quantidade de gente.
2- Moscou, Rússia
A cidade tem uma das redes mais antigas do mundo e é também o segundo sistema
mais usado, levando mais de 7,5 milhões de pessoas diariamente. A sua rede cobre em
torno de 327,5 km e é considerado um dos mais eficientes do mundo, com até 40 trens
circulando por hora.
3- Taipei, Taiwan
Este é um dos sistemas de metrô mais caros do mundo. No entanto, considerando que
é classificado como o número 1 em segurança, confiabilidade e qualidade, parece que
dinheiro bem gasto. As estações possuem ar condicionado e telas de LED com
informações em diversas línguas.
Mas para manter os altos níveis de limpeza, as regras são bem rígidas: é proibido
comer, fumar e mascar chiclete dentro dos vagões.
4- Londres, Inglaterra
Carinhosamente conhecido como “The Tube”, o metrô de Londres é o mais antigo do
mundo e um dos maiores: são 402 km de trilhos. Com assentos estofados e painéis de
LED que informam o trajeto, ele é relativamente seguro para um sistema deste
tamanho, com uma média de uma morte a cada 300 milhões de viajantes.
5- Seul, Coreia
O sistema de metrô administra 8 milhões de passageiros por dia e abrange 327
quilômetros de trilhos que também se integra com o sistema de ônibus. As estações
possuem rede de Wi-Fi gratuita e robôs para ajudar os passageiros.
6- Paris, França
O metrô de Paris tem mais de 214 quilômetros e se destaca por ter as estações mais
espaçadas no mundo e maior estação subterrânea do mundo, a Chatelet les Halles. O
sistema transporta 4,5 milhões por dia, além de se integrar com ônibus, trens e
sistema de ciclovias. A cidade também tem reduzido as suas vias de circulação para
oferecer uma faixa de ônibus expresso.
7- Nova York, Estados Unidos
O metrô de Nova York é tão icônico como a Estátua da Liberdade. Com mais de 100
anos de idade, ele oferece 373 quilômetros de cobertura em toda a cidade, serviços
expresso que roda em faixas separadas de trens locais e funciona 24 horas por dia,
todos os dias do ano.
8- Hong Kong, China
Cerca de 90% de toda a viagem em Hong Kong é feito através por transporte de massa, sendo que o metrô é responsável pela maior parte. O sistema leva sete milhões de passageiros por dia através de sua longa rede de 174,7 quilômetros, com trens que são conhecidos por serem pontuais. O seu grande diferencial é que o “bilhete único” serve como um cartão pré-pago cujo é possível ser usado em redes de fast food, parquímetros e lojas de conveniência.
9- Berlim, Alemanha
A rede abrange 151,7 quilômetros da cidade e se integra aos outros meios de
transporte coletivo. Os trens rodam de dois a cinco minutos no horário de rush e em
intervalos regulares durante o horário não comercial.
10- Copenhagen, Dinamarca
O metro da cidade foi concluído em 2002 e se liga ao sistema de trens que vão para o
subúrbio e outras cidades. Além disso, a cidade também conta com um programa de
bicicletas.
via Imprensa Viva